Qual a relação da ciência e arte? Qual o papel da arte no mundo científico?



por: Samuel Santos e João Vitor Scomparim

     A resposta começa com uma memorável personalidade histórica, o cientista e escritor Charles Percy Snow, que em 1959 alertou toda a sociedade através de sua obra “As duas culturas” que havia uma incompreensão mútua entre as ciências e as artes, neste livro ele também definiu os conceitos de culturas dominantes que seriam justamente a cultura cientifica e a cultura artística. Ele não só alertou como em 1963 publica a segunda edição de seu livro e propõe que seja difundida uma terceira cultura, que basicamente é uma simbiose entre as duas culturas. uma ponte para conectar e fundi-las.

    Posteriormente houve mais pessoas engajadas na causa da terceira cultura, e é um assunto que novamente está emergindo nos mais diferentes núcleos de discussões, mas um resumo histórico fica para outro momento.

Mas a final qual é a importância disso?

“A ciência descreve nosso cérebro em termos físicos e se esquece da matéria de que são feitos os sonhos. Ao exprimir nossa experiencia real, o artista recorda-nos que a ciência é incompleta e não explica a imaterialidade da consciência”.


     Esse é um trecho sobre a sinopse de “Proust foi um neurocientista, como a arte antecipa a ciência” livro escrito por Jonah Leher o qual se baseia esse texto e que eu recomendo muito que seja lido pois é uma obra visionária.



     A ciência e arte são complementares, são a expressão da mente humana, da visão sobre a realidade, elas são basicamente dois lados de uma mesma moeda:


     Se com a imagem fica mais clara a ideia de complementariedade das duas, é por que com a arte temos uma maior familiaridade, pois a arte como dita anteriormente é fruto da nossa percepção do mundo mais direta, pois é muitas vezes representada pelo fruto da observação sem filtro da mente, isto é a arte chega a nos mais fácil que a ciência, claro que isso não é 100% verdade, pois há horas que a arte é tão abstrata quanto a ciência, porém a ciência é fruto da mente com um filtro, o método cientifico, que muitas horas geram resultados nada intuitivos e outras horas muito abstratos, o conteúdo puramente logico é difícil de se absorver pois não somos seres puramente lógicos.



     Com isso a ciência precisa da arte, não somente para construção de representações mais inteligíveis a mente, mas se trata de algo mais fundamental, ela vai da criatividade dos cientistas de criarem experimentos, interpretar os resultados e teorizar, até toda a transmissão dessas novas ideias, na comunicação verbal e não verbal.


     O que seria dos matemáticos sem o plano e espaço cartesiano e seus sistemas de coordenadas que são a representação do caráter métrico da realidade? ou dos físicos sem as representações em malha do tempo-espaço einsteiniano? o que seria da ciência sem a criatividade dos cientistas? o que seria dos historiadores sem as grandes obras do passado?








A criatividade é matéria da ciência e arte.
A ciência precisa de mais arte pois a terceira cultura é fundamental para toda forma de sociedade moderna.

O poder transformador de uma sociedade letrada
     Segundo a pesquisa “atitudes pela educação” publicada no dia 1 de março de 2020 que investiga comportamento dos pais ou responsáveis quanto a valorização do ensino e ao vinculo, dos responsáveis que são classificados como comprometidos com a educação e o vínculo com os filhos cerca de 50% tem ensino médio completo e ensino superior, enquanto a outra metade não tem ensino fundamental completo, já os responsáveis vinculados com os filhos representa o grupo com a segunda maior escolaridade da pesquisa, sendo cerca de 49% formados pelo ensino médio e ensino e o restante não formado no ensino fundamental, o que demonstra que o maior vínculo com os filhos e uma maior valorização da educação tem como um dos fatores a educação dos responsáveis, pois nos demais grupos tem-se uma menor porcentagem de valorização dos vínculos e uma menor escolaridade, o que implica que a educação é um dos fatores que contribuem no vinculo dos responsáveis com seus jovens.
     Para que exista uma convivência de forma harmônica entre duas pessoas é de suma importância que elas tenham consciência de seus atos no dia-a-dia. A dedicação em se tornar um cidadão ou cidadã civilizado(a) faz parte das características de uma sociedade letrada, procurando sempre evitar conflitos que possam resultar em desastres.
     Em suma, nota-se que o investimento que fazemos para nos tornarmos cidadãos letrados não é por acaso. Seja em situações do cotidiano ou em estudos mais complexos que usaremos parte do que foi aprendido no passado para sabermos lidar com alguma questão em pauta. É assim que a ciência evoluiu e está em constante evolução, procurando a solução de problemas das ciências naturais ou sociais.
     Uma vez os cidadãos letrados cientificamente, a condição social de suas determinadas sociedades possui, na maioria das vezes, padrões de vida ausentes de pobreza e com elevado IDH, uma vez que a educação média é levada em conta no cálculo de classificador.
     "Os países que detêm uma boa educação, respeito, zelam para o cumprimento das leis, condenam a corrupção, os privilégios e praticam a cidadania, como consequência, desenvolvem-se."Eduardo Freitas em seu artigo "Educação, base do desenvolvimento" publicado no site Brasil escola.
     Vivemos em uma era polemica no mundo, onde a ciência é colocada contra a parede novamente, e a arte deve ser encarada como uma ferramenta, tão útil como uma ponte, pare que se carregue com segurança as ideias cientificas, acima da enxurrada de ignorância e desinformação, para a maior quantidade de mentes possível.
     O que corrobora com essa ideia é que no artigo 17 de series praticas da International Academy of Education sobre o ensino das ciências, é defendida a seguinte prática feita por professores de ciências considerados pelo artigo como eficientes:
“Usam materiais concretos e manipulativos e conhecimentos familiares para ajudar os alunos a experimentar fenómenos científicos e incentivar a construção activa de conceitos abstractos”.
     Logo para a manutenção da democracia é necessário o conhecimento difundido. 

O recrutamento para a ciência é matéria da ciência e da arte.
     Pode-se notar que há uma crescente procura por divulgação cientifica que é uma grande ferramente da difusão da terceira cultura, funcionando pois é a ciência sendo discutida de forma a usar o máximo de elementos representacionais pro fim de uma melhor compreensão dos conceitos abstratos, não somente isso como também ocupa um espaço midiático originalmente ocupado pela arte, pois com essa nova leva de divulgadores científicos o intuito de suas obras é tanto educar como entreter, com isso a divulgação cientifica é uma das medidas mais alinhadas com o desenvolvimento da terceira cultura.













A manutenção das democracias e da igualdade é matéria da ciência e da arte.
A terceira cultura é a ciência e a arte, a terceira cultura é a saída da caverna.

Isso te fez repensar a importância da arte??


Material de referência:

LEHRER, Jonah. Proust foi um neurocientista: como a arte antecipa a ciência. Rio de Janeiro: Best Seller Ltda, 2010. Tradução: Fátima Santos.

Pesquisa da academia internacional de educação:

FREITAS, Eduardo de. "Educação, base do desenvolvimento"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/educacao-base-desenvolvimento.htm. Acesso em 02 de maio de 2020

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